sábado, 31 de março de 2012

Dona Central, mãe de todos os filhos.

       A central. Hoje precisei estar lá, não por vontade, mas por necessidade. Olhei ao redor e parei para pensar em quantas vezes estive por lá. Muitas, foi a conclusão. Não sei ao certo porque depois de tanto tempo aquele lugar me chamou a atenção.

      Tive a certeza de estar pisando no chão mais triste do Rio de Janeiro (claro que estou considerando somente os lugares em que já estive). Ninguém fica realmente lá, as pessoas passam, correm. Há aquelas que trabalham, aquelas que visitam e ainda as que se hospedam. Quero que fique claro ao que estou me referindo, refiro-me ao terminal rodoviário (cujo nome não sei ao certo, portanto, chamarei de Rodoviária Central do Brasil) e a todos que por ali passam.

      Sujeira e obscuridade são o que vejo. Homens riem alto, felicidade denunciada pelo cheiro de álcool. Mulheres que não se reconhecem mais, elas esperam apenas serem consumidas.  Tudo parece tão cru que cheira ao natural. Estranho, palpável e amargo.

      Mas de tudo, o que prendeu minha atenção emotiva, caso ela exista, foi aquele senhor.  Sabe aquele homem que é visto naquela área todos os dias ao longo dos últimos anos? Aquele mesmo. Este velho conhecido de todos já não tem pressa de chegar no meio de tanta correria do dia-a-dia, não tem quem o espere para jantar.  Quando acho que ele vai pegar o ônibus, o vejo revirando o lixo. Ele estava em busca do que o cão de olhos tristes não quis mais.

     Começo a fingir que não vejo. Que não sinto o cheiro de sofrimento, frustração, arrependimento e medo nos corpos opacos que ocupavam aquele espaço. Sou leiga, uma turista, tal como o rapaz ao meu lado que tirava fotos de tudo por achar a pobreza encantadora. Eu pude ver que desconhecia o coração da minha cidade, porque sempre ouvi dizer que era Copacabana e esta eu bem conhecia como toda suburbana abobalhada que se preze. Como pude ser incapaz de enxergar em todos esses anos minha cidade tal como ela é? Só hoje via a alma do Rio nua.
    
     No fim do dia, enquanto me ponho a escrever essas palavras, o balaço do visto e descoberto surge. Vou admitir que por mais pobre e triste que seja aquele lugar, não consigo odiá-lo. Ele acolhe a todos e a tudo sem reclamações. Sinto em suas estruturas uma exaustão pelo desgaste, mas mesmo assim permanece erguida. Dito isto, sugiro uma reforma como forma de agradecimento. Eu sei que a tristeza ainda estará lá, contudo os olhos não mais arderão.

quinta-feira, 29 de março de 2012

''Palavras podem trair. Pode-se dizer que nos momentos certos elas se comportam como um verdadeiro exército. Impávidas, vão até os confins da sintaxe para provar sua congruência; e quando conseguem, soam com estrépito para que todos se curvem diante de suas respectivas majestades. No entanto, todo entono é efêmero, e quando menos se espera, o peso de cada uma delas lhe cai sobre a cabeça e lhe rouba o sono. E então já é tarde demais.
Cative as palavras, por mais que elas lhe pareçam abstratas, pois é no âmago que vai conseguir entendê-las. Seja leal a elas como foram os poetas ao declamarem seu amor às estrelas, e talvez um dia elas lhe mostrem o caminho até o último paralelepípedo do Céu.
É dessa forma que se evita, por um gesto tão louvável, que da glória de um deus desça à angústia de um miserável.''
 
Herbert Alves

quarta-feira, 28 de março de 2012

Dois cafés e a conta

COMO FAZ?
Quando o que você sente por alguém é amor e ódio simultâneamente...
Não faz. Por acaso já tentou separar os dois lados da mesma moeda? Se um dia tentar e conseguir, em todo caso nunca terá duas moedas diferentes. Amor e ódio sempre existiram simultaneamente, mas nunca irão se expressar ao mesmo tempo. Joga a moeda ao céu e veja o que sai. Cara ou coroa?
E se a moeda sumir no vento?
Talvez você nunca volte a olhar para frente sempre esperando que ela volte a cair. Seja como for, a moeda sempre será a mesma moeda, cabe você decidir partindo do princípio que ela se perdeu, se vai passar a vida olhando para o alto ou seguir em frente com as moedas que te restam no bolso.  
 
*Boas perguntas resultam em boas respostas que resultam em tantas outras palavras boas ou não. O relevante é  escutar de tudo e poder dizer que aprendeu alguma coisa. 

wait

Take a mirror and look for the girl with the broken smile
She will be loved forever
I saw in the rain
I saw the rain you've heard

terça-feira, 27 de março de 2012

Poucas moedas e um bolso vazio

E se você rir até perder o ar? Se você encontrasse com quem quer estar? O mundo pareceria mais bonito? O som, as cores talvez ficassem mais vivos.

Hoje eu achei uma caixinha e dentro tinha um papel que dizia: Existe dois tipos da mesma felicidade. Ou pagamos pela felicidade que queremos ou aceitamos a felicidade que nos deram. Por favor, seja feliz. Pague se tiver que pagar, aceite o que tiver que aceitar, mas seja feliz. E no verso dizia: Não há mais o que fazer aqui.

Agora tô indo. O meu caminho é por ali.

terça-feira, 20 de março de 2012

O medo que me veste

      Eu sinto que estou esquecendo, mas também sinto que tem sido aos poucos. Dizer que foi bom enquanto durou, que foi lindo do jeito que foi, é se confortar por ter fracassado.

      Nunca esqueço de que uma vez ouvi que só o final importa. Por favor, não fique bravo se essas palavras sairam de você, pois me sinto incapaz de referenciar. Talvez eu mesma as tenha criado, quem pode dizer que não? Enfim,  hoje digo que talvez essa seja uma boa afirmativa pra se tomar como verdade. Porque fracassar duas vezes de modo algum me trouxe conforto, porém, me fez menos tola. Sendo este o fim que quero ter pra mim, menos tola.

     Não me deixo marcar por sua ausência ou abandono, me deixo marcar pela conquista do medo de errar. Ora, não é certo que só os tolos não sentem medo?

    Pensar que por ser abandonada ganhei alguém que me força a ter esperança,  mesmo que o peso de ser menos tola e mais temerosa cobre o seu preço. Nada que não me custe manter a sabedoria em dia, afinal de contas, eu sei que ainda não consegui.

 Se por acaso quem mais desejo me diz sim, minha sabedoria ouve vou tentar. Entretanto, não devo me sentir triste ou derrotado.  Está tudo bem. Um corpo quente me salvará se ele quiser, do contrário me levantarei do chão. É sempre mais  sábio dormir na cama mesmo estando vazia de afeto e cheia de saudades.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Pretérito mais que (im)perfeito

   Sinto uma necessidade de ordenar sistematicamente minhas ideias. Estou confusa. Tem horas que julgo ser o melhor é deixar o acaso me guiar, mas tem horas que um planejamento rigoroso me parece bem visto. O acaso é prazeroso, porém dá medo. O planejamento é estafante, mas pouco arriscado. Foda-se tudo isso! Eu queria estar com você.


    É difícil me sentir segura sem você, afinal de contas quem se sente forte sem seu amor-motor? Sinto falta de lhe abraçar todo instante. Sinto falta de beijá-la e de lhe cantar canções todo tempo. Se eu disser que já aprendi a lição você volta? Pensando bem, eu gostaria apenas de ouvir ''Eu fico''.


   Anjo, cada vez que vejo a luz branca do futuro bater em meu rosto, minha mente recita meu mais novo mantra, ''não me esquece''. Meu único desejo é ter a certeza de que ainda estou em seu coração, ou ainda,  é poder viver qualquer gota de sentimento ainda existente. 

Continuo aqui... Hoje e mais um dia.


Achei essas palavras quase mofadas junto com outras que já tinha me esquecido. Não é que eu as queria eternizar ou não tonar a  esquecer de sua existência, quero é me lembrar do quanto doeu. Dose dupla? Não, por favor, parei de tentar me matar faz tempo.

domingo, 18 de março de 2012

Monstro U

''O amor não correspondido é como um furacão, você nunca vai esquecer que ele esteve ali. Ás vezes vai chorar por lembrar o que perdeu, mas no fim, vai agradecer por ter sobrevivido. De tudo na vida, só o final importa.''
''Se você acha que eu quero ser livre, saiba que não existe liberdade para além da liberdade condicionada. Entendo como pensa, mas não é que eu queira ser mais que os outros, eu apenas sei o que quero.''

sexta-feira, 16 de março de 2012

''Se eu não tivesse conhecimento de como a vida corre, eu iria desejar ter seu abraço onde quer que fosse. É o único dentre todos que até hoje fez com que eu me sentisse em casa. Mas é como dizem, quando a gente cresce é preciso deixar o ninho.''
''Dificilmente serei feliz como ontem, por isso agora só me resta ser feliz de qualquer forma.''
E.F

quarta-feira, 14 de março de 2012

Tanta fé quanto Tomé

Se você pegar pacote um biscoito depois de três meses no armário da cozinha, sendo que ele já tinha sido aberto e ainda esperar encontrar um biscoito comível não é a maior expressão de fé e esperança que alguém pode ter nessa vida, eu não sei mais o que é.

Se

Se eu pudesse fazer
Aí meu Deus, aí meu Deus
como eu faria

Mas eu precisaria ter.
Se eu tivesse só por um segundo,
Seu eu tivesse
como eu faria.

Se eu tivesse e pudesse como eu faria.

Espera,
Se me desse, aí meu Deus
Se me desse, aí se me desse
Eu poderia e teria e faria uma canção só pra você.

Case-se comigo

Case-se comigo
Antes que amanheça
Antes que não pareça tão bom pedido
Antes que eu padeça
Case comigo
Quero dizer pra sempre
Que eu te mereço
Que eu me pareço
Com o seu estilo
E existe um forte pressentimento dizendo
Que eu sem você é como você sem mim
Antes que amanheça, que seja sem fim
Antes que eu acorde e seja um pouco mais assim
Meu príncipe, meu hóspede, meu homem, meu marido
Meu príncipe, meu hóspede, meu marido
Case-se comigo
Antes que amanheça
Antes que não me pareça tão bom partido
Case-se comigo
Antes que eu padeça
Case comigo
Eu quero dizer pra sempre
Que eu te mereço
Que eu me pareço
Com o seu estilo
E existe um forte pressentimento dizendo
Que eu sem você é como você sem mim
Antes que amanheça, que seja sem fim
Antes que eu acorde e seja um pouco mais assim
Meu príncipe, meu hóspede, meu homem, meu marido
Meu príncipe, meu hóspede, meu marido
Seja meu príncipe, meu hóspede, meu homem, meu marido
Meu príncipe, meu hóspede, meu marido

segunda-feira, 5 de março de 2012

Vale registrar

Um vídeo em que um garotinho surta por perder o seu bacon foi lançado na internet e isso gerou um pequeno debate entre meus amigos.
O desenrolar:
- Não acredito que ele surtou por causa do bacon
- Tá pensando que bacon é bagunça?!?! Concordo plenamente com o garoto
- Você é viciada em bacon agora?
- Bacon é vida!
 -Saiba que bacon no meu mundo é uma lasca de gordura e eu queria te ver surtar assim
 -O que?!?!?!?!??!!? Como assim?!?!?!?!?!? você não gosta de bacon?!?!?!?!?
- Eu como bacon e ponto. Se fosse outras coisas, sei lá, alvez desse pra entender. Tipo ovo
- pfffff nem se compara...
- É porque ovo é saudável

 - Se a vida fosse justa, bacon seria também...


Essa é a dor de uma menina torturada pela realidade do mundo. Durma com isso bebê, bacon mata e o ar que respiramos também.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Detalhes e ponto

Vi seus livros caidos e me agachei para ajudar, mas declaro que precisei de coragem para o fazer. Muitos filmes começam assim e ás vezes contam boas histórias.

Ana-Anana Carolina

Eu agradeço tanto por você ter sentado comigo naquele dia... era a pessoa que eu menos esperava, e de que alguma forma mais precisava. Não há necessidade de desculpas. Eu sempre causo 1° impressões erradas, e não há porque agradecer, se vc descobriu algo sobre si mesma, o crédito é todo seu, mas fico feliz em ajudá-la a iniciar essa busca. Daqui há 10 anos eu vou te procurar, e sei que ainda vai estar do meu lado :'). Eu amo você e todas as suas cores. Mas quem sou eu? Quem eu sou? Essa possivelmente é a única pergunta que nunca será respondida....

Por Ana carolina Pessanha em resposta

Uma lição de amorozidade

Quem é você?
Você era só uma menina boa, cheia de boas intençoes e risadas estrangulantes
Sorte a minha, pois o quão podre eu seria se não tivesse sentado ao seu lado naquele dia
Até hoje sinto que não me desculpei o bastante
Tudo bem, serei grata por toda a vida mesmo
Tenho tempo pra te arrancar mais uns sorrisos e me deliciar com isso
Espero que um dia queira descubrir se estarei lá quando precisar e espero que eu não a faça esperar.
Então, será que agora pode me dizer
Quem é você??